Conquista marca oficialmente um importante passo para a consolidação do uso do sistema construtivo industrializado e sustentável no Brasil

Após sete anos de intensos trabalhos técnicos, a norma foi publicada no início de junho de 2023 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O tema foi apresentado por Luiz Felipe Elias, Engenheiro Civil e Fundador e Diretor da Pinácea e Structo, fabricantes e fornecedoras de produtos para Construção Seca Wood Frame e Light Steel Frame. A palestra teve como objetivo mostrar como a norma impacta o segmento e abre novas possibilidades para o mercado da construção. Também foram discutidos os próximos passos para consolidação do sistema construtivo no mercado nacional.

Entre os participantes, estiveram o Engenheiro Civil Euclesio M. Finatti, que atua como Assessor Parlamentar e Empresarial da Presidência do Crea-PR, o Engenheiro Civil Guilherme C. Stamato, Diretor da Stamade, empresa especializada em Projetos e Consultoria em Madeira, o Engenheiro Civil Luiz Felipe G. Elias, Fundador e Diretor da Structo e Pinácea, e o Professor André Arthur Moreira, Diretor da Escola Mundo do Frame.

Wood e Wood Frame: Mercado e política ambiental

O mercado da construção civil está passando por transformações significativas, impulsionadas por uma crescente conscientização ambiental e pela busca por soluções mais sustentáveis. Nesse cenário, o uso de materiais e sistemas construtivos amigáveis ao meio ambiente tornou-se uma prioridade para muitos profissionais e empresas do setor. O Wood e o Wood Frame surgem como protagonistas dessa mudança, oferecendo alternativas que aliam eficiência, inovação e impacto positivo no meio ambiente.

Os números mostram o tamanho do mercado de wood frame. São mais de cem indústrias no mundo, mais de 10 milhões de metros cúbicos produzidos anualmente e mais de mil projetos de Mass Timber nos Estados Unidos. A apresentação, de Ana Bastos (CEO Urbem), falou dos avanços do “Mass Timber”, termo que se refere a uma categoria de materiais de construção à base de madeira, que envolve o uso de grandes painéis de madeira maciça ou laminada cruzada para criar estruturas de edifícios. Esses materiais, incluindo o CLT (Cross-Laminated Timber), o LVL (Laminated Veneer Lumber) e o Glulam (Glued Laminated Timber). Os elementos são conhecidos por sua durabilidade, resistência e propriedades sustentáveis.

“Funciona como grandes peças de Lego, onde o Glulam assume o papel de pilares e vigas, enquanto o CLT se encarrega de formar as lajes. Imaginem peças de Lego chegando a um canteiro de obras, onde são rapidamente montadas. Percebam como esses elementos se encaixam com facilidade. Com isso, é possível constatar muitos dos benefícios da construção em madeira engenheirada. Ela se destaca pela velocidade de execução, pela limpeza do processo e pela perfeita integração com outros sistemas construtivos”, explicou

Wood Frame no Uruguai

O avanço do Wood frame no Uruguai e sua política de combate ao Aquecimento Global foi detalhado na sequência, por Liber Trindade, diretor do CECATEC (Centro de Capacitación Técnica).

“Hoje, tanto o Steel Frame quanto a construção em madeira vêm proporcionando soluções significativas para inúmeras pessoas. É importante ressaltar que eles não competem entre si. O que ambos têm em comum é a capacidade de criar condições melhores para todos. Neste contexto, enfatizamos a importância de trabalhar de forma colaborativa, em equipe, reunindo diferentes sistemas construtivos. A diversidade de abordagens convergentes, não apenas no Light Steel Frame, mas também em outros métodos construtivos, sendo evidente na ampla gama de soluções apresentadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *