Agenda

DIA 20

3º Congresso Latino-Americano Steel Frame - 9h00

  • PAINEL 1 - SISTEMAS CONSTRUTIVOS, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

    A engenharia em sintonia com o futuro
    Eng. Fabio Luis Garbossa - BKO Engenharia - SP/Brasil

     

    Engenheiro Civil pós graduado em Administração de Empresas  e MBA em economia da Construção Civil pela Escola de Economia pela Fundação Getúlio Vargas-SP.
    25 anos de mercado atuando nas áreas Técnicas de  empresas como BIRMANN, COSIL e BKO. Atualmente é sócio e diretor técnico da BKO ENGENHARIA. É também coordenador e professor do curso Planejamento e Gestão de Obras no Mackenzie-SP e é Coordenador na pós graduação na FAAP-SP no curso Real Estate & Construction Management.

     

    Graduado em economia, MBA Executivo, ampla experiência nos mercados de tecnologia para indústria da construção. Desde 2015 atuando com Corporate Venture e inovação corporativa.
    Construtech Ventures, é o primeiro venture builder do mundo focado na indústria da construção e imobiliário

  • PAINEL 2 - VIABILIDADE DE PROJETOS EM LIGHT STEEL FRAMING: SOLUÇÕES E TECNOLOGIAS INTEGRADAS

    Soluções de Fachadas em Light Steel Framing.
    Eng. Felipe Duque - Dryco America Latina - Etex - Colômbia

    Engenheiro Civil com especialização em Marketing Estratégico com extensa experiência internacional. Tem inúmeros cases de sucesso desenvolvendo e promovendo tecnologias de construção a seco nos mercados da América  Latina, Sudeste Asiático e África. Atualmente é gerente da Dryco America Latina, e responsável no grupo ETEX pelo desenvolvimento de soluções de construção a seco (Dry Construction) na Colômbia, Chile, Peru, Equador, Argentina e Brasil

    A compatibilização de projetos - Case: Kurotel e o alto padrão
    Eng. Roger Timm - Dir. Center Steel - RS/Brasil

     

    Engenheiro Civil, especialista em projetos estruturais em perfis formados a frio (LSF) com mais de 140.000m² (4.200 t) de obras projetadas no Brasil e América do Sul.É Diretor Técnico da Center Steel e instrutor de cursos de light steel frame. Foi engenheiro do departamento técnico da Saint-Gobain Brasilit, e consultor de especificação de materiais para construção a seco.

     

    Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Braz Cubas, é especialista em Light Steel Framing (LSF) e sistemas construtivos ecoeficientes. Proprietária da Micura Steel Frame, construtora que se tornou referência em projetos e obras construídos com o sistema LSF. Em 2010, deu início à capacitação de profissionais do setor, quando fundou a primeira escola especializada no sistema construtivo, a Mictech Cursos. Atualmente, a arquiteta ocupa lugar de destaque no cenário nacional: vice-presidente da ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica); presidente da ADIMACO (Associação Nacional dos Distribuidores e Instaladores de Material da Construção a Seco) e vice-presidente da ACOMAC (Associação dos Comerciantes de Material de Construção de São Paulo), além de diretora deliberativa da AEAMC (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes).

    A flexibilidade do sistema LSF: das grandes estruturas a piscina
    Savio Neiva - Dir. Construtora e Incorporadora Bonanza - PE/Brasil

     

    Sócio-diretor da Bonanza Steel Frame, construtora e incorporadora com forte atuação no nordeste do Brasil, em edificações comerciais e residenciais. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Barros Melo, cursou especialização em estruturas metálicas na Universidade Italiana Politécnica de Milão, Estruturas Ligeiras em Aço – Light Steel Frame – na FUTURENG ( Portugal) e Máster Executivo – Gestão de Obras no IMF – Business School/ Portugal, além de ser graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Sávio ministra também o curso Projetos e Montagens em Light Steel Frame na Universidade Federal de Pernambuco (Campus Agreste) – Núcleo de Tecnologia.

    Case: 1º Cinema em LSF da América do Sul
    Arq. Helena Rodrigues - Dir. Gypsteel - RJ/Brasil

     

    Formada em Arquitetura pela UFRJ, diretora de engenharia da Gyp Group, da qual faz parte a Gypsteel, indústria que trabalha com perfilados, além da Steel Frame Arquitetura, que faz obras de grande porte. Desde 2008, a arquiteta trabalha com LSF e responde pela execução e projetos de galpões, edifícios multipavimentos e fachadas totalizando mais de 10 milhões de quilos de aço em projetos e fabricados. Entre as obras executadas está o Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a reforma do Maracanã, e o primeiro Cinema 100% executado em LSF da américa latina, além de muitas outras.

    Solução Modular: um estudo de caso com LSF
    Laila Adorno - Dir. Mehta Construção Modular - DF/Brasil

     

    Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais, graduada pela Universidade de Brasília, com Pós Graduação em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, formou carreira nas maiores empresas do segmento de Telecom do país e incorporou-se ao time da Mehta em 2016, uma das empresas do grupo familiar. Atualmente é responsável pela Superintendência de Marketing e Vendas das operações de Construção Modular e de Containers.

  • PAINEL 3 - INDUSTRIALIZAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E PRODUTIVIDADE EM EDIFÍCIOS

    Industrialização, sustentabilidade e produtividade em edifícios
    Eng. Wang Lei - Gerente Geral da Broad Intelligent Manufacturing Building Group Co. - China

     

    Wang Lei , Engenheiro, Mestre Em Administração de Empresas, Universidade de Nankai, China. Gerente Geral do Departamento de Desenvolvimento de Negócios, Broad Group. Gerente Geral da Broad Intelligent Manufacturing Building Group Co.
    A BSB é uma empresa especializada no desenvolvimento de edifícios pré-fabricados e sustentáveis.
    Entre os seus  empreendimento um prédio de 57 andares construído  em 19 dias.

Palestras Técnicas: Produtos, soluções e inovação - 16h00

  • O aço galvanizado e a vida útil das estruturas

    Como construir fachadas em Light Steel Framing
    Arq. Bruno Araújo - STQ Drywall
    Soluções Gypsum para Fachadas e Proteção Passiva
    Eng. Francieli Lucchette e Eng. Caio Rocco - Etex Brasil
    Como revestir fachadas de edifícios altos com “Light Steel framing” sem fissuras e alto desempenho térmico.
    William Medeiros - STO
    Lean Construction: o conceito Just in Time aplicado na gestão de obras no sistema Light Steel Frame
    Eng. Luiz Felipe G. Elias - Racia

2º Fórum de Sistemas e Tecnologias da Construção Civil - 16h30

  • Sistemas, obras mistas, e a mudança do mind set da construção tradicional para a construção industrializada.

    Arq. Gabriel Pontes - Eternit, Eng. Roberto Monay - Infibra, Renan Hessel da Cunha - Smart Sistemas, Eng. Luiz Alberto Leal - Escola Politécnica - UFRJ, Engª Cristiane Daemon - Escola Politécnica - UFRJ, Engª. Luiza Abdala - ICZ-Nexa, Arq. Helena Rodrigues - Gypsteel

1º Rodada de Negócios - 16h30

  • Saint- Gobain

  • Gypsum

  • STO

  • Infibra

  • Walsywa

  • Gypsteel

  • Vertex

  • Racia

  • Smart

DIA 21

3º Congresso Latino-Americano Steel Frame - 9h00

  • PAINEL 1 - MERCADO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

    Offsite construction: Como apoiar a cadeia produtiva da construção industrializada e alcançar objetivos estratégicos
    Orivaldo Barros - Diretor BRE - UK

     

    Diretor Internacional da BRE com foco na América Latina e mercados globais emergentes, Orivaldo Barros graduou-se em Direito pela Universidade de Cuiabá, Brasil, em 2000. Logo depois, mudou-se para a Inglaterra para obter um diploma de Pós-Graduação em Direito BPP Law School, em Londres. Orivaldo atuou na área jurídica em Londres até 2005, quando passou a integrar à Divisão de Inovação e Parcerias do Governo em Cambridgeshire County Council, trabalhando em vários projetos financiados pela União Européia, incluindo SmartLIFE Internacional que demonstrou o potencial dos métodos de construção modernos e acessíveis para criação de communidades verdadeiramente sustentáveis em regioes Européias que enfrentam alto níveis de crescimento. Ingressou na BRE ao final de 2008, como Consultor Sênior na equipe Housing Future.
    Gerenciou o Centro Nacional de reformas e retrofit no Reino Unido, um projeto de parceira entre a BRE e o Energy Saving Trust – EST.

    Orivaldo, desenvolve Centros de Excelência para a Inovação e Sustentabilidade no Reino Unido e em diversos países. Atualmente, trabalha na entrega de um parque de inovação e sustentabilidade para o setor da construção em Brasília, um projeto ambicioso em parceria com a Câmara Brasileira da Construção – CBIC e a Universidade de Brasília – UnB. Orivaldo e paralelamente trabalha na implementação do CTEC, o parque de inovação no Chile.

    Cold-Formed Steel Framing Software for Planning to Production - Vertex DB: Software de Estruturação de Aço com Formas Frias para Planejamento de Produção
    Jonathan Fox - Pres. Argus Systems - Estados Unidos

    Presidente da Argos Systems, Inc. de Bedford, MA, EUA, fornecedora do software de projeto de construção Vertex BD para as Américas. Em 2002 , integrou  Argos como Engenheiro de Suporte de Software  e em 2018 foi nomeado Presidente.
    Antes de ingressar na Argos, foi Supervisor de Laboratório de Física no Colégio da Santa Cruz em Worcester, MA e Engenheiro Mecânico em Fotônica,  recebeu um B.S. em Física e Master of Science em Engenharia Mecânica pela Universidade de Massachusetts.

  • PAINEL 2 - OS AVANÇOS E DESAFIOS DO SISTEMA LSF NA AMÉRICA DO SUL

    Avaliação crítica das ações realizadas na Argentina e propostas para o futuro
    Eng. Sonia Ganen - Speed Framing - Argentina

     

    Engenheira Civil pela Universidade Nacional de Rosario. Especialista em estruturas de aço. Desde 1997, dedica-se ao desenvolvimento, pesquisa e disseminação do sistema de construção e capacitação em projetos  e implementação de programas de treinamento profissional  na Argentina e países da américa do sul . Trabalhou para a Ternium Siderar (Grupo Techint), Consul Steel, INCOSE (Instituto de Construção Seca) e International Code Council, entre outros. Atualmente é diretora de Speedframing.  e da HAUSIT, dedicada a colsutoria em projetos e treinamento de escritórios técnicos além de responder pelo treinamento no uso do software VERTEX BD (BIM) para América Latina.

    A tecnologia aplicada à produção de Steel Framing: Massificação do sistema
    Arq. Vladimir Lignelli - Block Arquitet’s - Uruguai

     

    Arquiteto formada pela Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo do Uruguai, especializado em mecatrônica no Centro de Automação Industrial e Mecatrônica do Uruguai. Fundador e diretor do estúdio Block Architects e da empresa Steelframing Uruframe. Depois de realizar mais de 300 projetos em Steelframing, iniciou um processo de desenvolvimento  tecnológico, para criar novos potenciais para o sistema.

    O desempenho do Sistema LSF antes e após o terremoto 7.8 no Equador
    Arq. German Delgado - Dir. Atelier Urbano - Equador

     

    Arquiteto formado por la Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Fez parte da equipe de arquitetos do estúdio de Oscar Niemayer. Pioneiro na introdução da tecnologia e fabricação automatizada de light steel framing no Equador.

    Assina dezenas de projetos de edifícios públicos e privados  entre eles o do edifício mais alto em Quito “Consejo Provincial de Pichincha”.

    Foi docente da Faculdade de Arquitetura de Quito na cátedra de “Projetos”.
    É membro do diretório do colégio de  arquitetos do Equador , presidente da Associação das indústrias madeireiras. É fundador do  estúdio Atelier Urbano em Quito.

  • PAINEL 3 - OS AVANÇOS E DESAFIOS DO SISTEMA LSF NO BRASIL

    Panorama do Light Steel Framing no Brasil e suas perspectivas
    Eng. Carlos Roberto De Luca - SP/Brasil

     

    Químico industrial formado pela Escola Oswaldo Cruz de São Paulo , Mestrado Profissional em Habitação pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo . Especialista em Drywall com 48 anos de experiência no setor de construção civil. Gerente Técnico da Associação Drywall; Gerente do PSQDrywall – Programa Setorial da Qualidade do Drywall ligado ao PBQP-H e Coordenador das Normas de Drywall junto a ABNT. Implantou através da Associação do DryWall em parceria com a Nova Didática e a Universidade de Franca o primeiro curso de pós-graduação para arquitetos em construção industrializada : drywall, light steel frame e wood frame, formando a 1ª turma este ano.

    A norma do sistema LSF no Brasil
    Eng. Zacarias M. Chamberlain - Pravia - RS/Brasil

     

    Prof. Titular Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Universidade de Passo Fundo
    Graduate Program in Civil and Enviromental Engineering, Doutor em Estruturas pela COPPE/UFRJ. Consulting Engineer , Member of AISC, IABSE, SSRC, ASCE.

    Barreiras setoriais para o desenvolvimento do sistema
    Eng. Marcelo Micali - SP/Brasil

     

    Engenheiro civil formado pela FEI, pós graduado em marketing pela ESPM e mestrando pela USP em Engenharia  civil . especializado em construção industrializada, atuou na CSN,Tigre, Gypgroup,TECNOFEAL e Hilti  na gestão comercial e no desenvolvimento de produtos e processos inovadores de construção. Integrou associações como  CBCA e ABEAÇO no desenvolvimento da construção em aço e desenvolvimento de normas de Drywall, Light Steel Framing e perfis formados a frio . Atualmente é  diretor da Ros Engenharia, e da Sírios Metais e membro do Conselho Diretor da ABCEM.

  • PAINEL 4 - MERCADO IMOBILIÁRIO E PÓS-OCUPAÇÃO

    Da Concepção ao Pós Obra – Case Melnick Even
    Eng. João Paulo Maria e Eng. Willians Leal do Amaral

     

    Eng. João Paulo Maria:

    Formado em Engenharia Civil no ano de 2009 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com MBA em Gestão de Negócios Imobiliário pela Fundação Getúlio Vargas concluído em 2014. O profissional tem experiência em gestão de empreendimentos de grande porte, com atuação em edificações residenciais, comerciais e corporativos.

    Assumiu o cargo de Gerente de Obras da Melnick Even em 2014, com habilidade em gestão de recursos humanos e financeiros, além do foco total em qualidade, segurança e planejamento.

    Atuando com grandes desafios, tem em seu currículo a execução de empreendimentos que tem área construída aproximadamente de 300.000m², com um VGV superior a 2 bilhões de reais.

    Atualmente assumiu o cargo de Gerente de Novos Negócios, na busca de um desafio profissional na área de Incorporação da Melnick Even.

     

    Eng. Willians Leal do Amaral

    Formado em Engenharia Civil no ano de 2012 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O profissional tem experiência em gestão de empreendimentos de pequeno e grande porte, com atuação em edificações residenciais e comerciais de diversos sistemas construtivos.

    Tem em seu currículo a entrega de mais de 150.000 m² construídos, com VGV superior à 800 milhões de reais.

    Assumiu o cargo de Coordenador de Assistência Técnica da Melnick Even em 2018, com habilidade de gestão de pessoas e processos atua na liderança das equipes de pós-obras fazendo a gestão de 30 empreendimentos, aproximadamente 8.000 unidades.

    Case Drywall: como lidar com posições conservadoras e mudar a percepção do usuário
    Ricardo J. Botelho

     

    Formado em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas e Jornalismo. Realizou diversos cursos e estudos nas áreas de Marketing (com foco em Estratégia, Posicionamento e Relacionamento, DataBaseMarketing, One to One e Web Marketing) e Vendas (Liderança, Motivação e Gestão). Foi durante 15 anos executivo no Grupo BASF nas áreas de Comunicação e Marketing e, desde 93, dirige a Ricardo Botelho Marketing, atendendo clientes como: Associação Drywall, Brastempo, Deca, Duratex, Karsten, Portobello, Saccaro, Tigre, Todeschini, Votorantim entre outros.

Palestras Técnicas: Produtos, soluções e inovação - 16h00

  • Soluções para fachadas em sistemas integrados
    Arq. Gabriel Pontes - Eternit
    ISA - Inovações Soluções e Acabamentos para LSF
    Eng. Roberto Monay - Infibra
    Sistemas Offsite de construção em Light Steel Framing
    Renan Hessel da Cunha - Smart Sistemas
    O aço galvanizado e a vida útil das estruturas
    Engª. Luiza Abdala - ICZ-NEXA
    Colunas composta por sistemas treliçados e desenvolvimento de pisos mistos com a incorporação de lajes de concreto a vigas treliçadas
    Eng. Eduardo Batista, Eng. Luiz Alberto Leal e Engª. Cristiane Daemon - Escola Politécnica - UFRJ

2º Fórum de Sistemas e Tecnologias da Construção Civil - 16h30

  • Edificações LSF: o desempenho, a durabilidade e as boas práticas do mercado

    Thiago Dorlhac Kaschny - Saint-Gobain, Engª Francieli Lucchette - Gypsum, William Medeiros - STO, Eng. Luiz Felipe G. Elias - Racia

2º Rodada de Negócios - 16h30

  • Eternit

  • Ciser

  • Contract

  • Bulfor

  • Eco Fiber

  • Speed Install

  • Bonanza

Legenda

3º Congresso Latino-Americano de Steel Frame

Palestras Técnicas: Produtos, soluções e inovação

2º Fórum de Negócios Sistemas Construtivos e Tecnologias da Construção

Rodada de Negócios

3º EXPO Steel Frame e Tecnologias da Construção Civil

As últimas inovações técnicas apresentadas pelos principais expoentes do mercado.
Não Perca tempo inscreva-se agora no mais importante evento no setor da América Latina

Inscreva-se agora!

Patrocínio

Apoio